Divisão de Turismo > Turismo Ecológico
COMPARTILHE

Lapa Claudina



    Das mais belas e conservadas cavernas da região, é uma das indicadas pelos espeleólogos para a prática do ecoturismo sendo atualmente a mais visitada. Os grupos de visitantes são conduzidos por guias experientes, o que vem garantindo a sua preservação. Possui volume, ventilação e muita beleza cênica, podendo comportar um bom número de visitantes guiados sem muito comprometimento.

Distância do centro de Montes Claros: 39 km.
Contatos para visitas guiadas:
Espeleogrupo Peter Lund − EPL / Instituto Grande Sertão − IGS

Contato: (38) 3212 7687
Fonte: Cartilha: Patrimônio Histórico de Montes Claros.

Lapa D′Água



    Situada na Fazenda Lapa Grande, possui dois níveis, sendo que no inferior corre o Rio Lapa Grande, em seu trecho subterrâneo. Indicada para a prática da espeleologia e do caving (modalidade turística), apesar de oferecer riscos com a presença de trechos inundados e correnteza no período chuvoso, piso escorregadio e alguns abismos.
    Tem 1150 metros topografados.

Distância do centro de Montes Claros: 6 km.
Fonte: Cartilha: Patrimônio Histórico de Montes Claros.

Lapa do Andorinhão



    Trata-se de uma bela caverna situada na divisa dos municípios de Montes Claros e Claro dos Poções. Todo o seu trecho subterrâneo é percorrido por um rio perene que forma belos poços e cachoeiras. Assim como a Lapa Encantada, a gruta possui um grande volume, beleza cênica e condições para a prática apenas do turismo de aventura − nível superior − com guias especializados. Já faz parte do roteiro de turismo ecológico através da agência TRILHAS GERAIS em Montes Claros. Visitas fora do roteiro não são autorizadas.

Distância do centro de Montes Claros:
Aproximadamente 7 km. (Fonte IGS)

Lapa Encantada



    É a maior gruta de Montes Claros. Localizada no distrito de Santa Rosa de Lima. Todo trecho da gruta é percorrido pelo córrego da Barra, que forma em seu interior grandes praias, cachoeiras e vários trechos inundados. A gruta possui um grande volume, beleza cênica e condições para a prática apenas do turismo de aventura − nível superior − com guias especializados. Desenvolvimento: 3. 350m.

Distância do centro de Montes Claros:
A Santa Rosa: 38 km
De Santa Rosa até a gruta: 12 km

(Fonte IGS)
Fonte: Cartilha: Patrimônio Histórico de Montes Claros.

Lapa Grande

Foto por: Fábio Maçal



    Situada na Serra do Vieira, foi visitada no século XIX por viajantes estrangeiros como Von Spix, Eschevege e, em 1818 por Martius, que nela encontrou Mexalonyx fóssil.
    Possui grande pórtico que, inicialmente, prossegue em linha reta, estreitando-se logo depois, onde ramifica em diversos condutos. Quanto aos espeleotemas são frequentes as represas travertinos, estalactites canudos de refrescos e outros. Seu solo apresenta material argiloso e muitos blocos abatidos. O solo foi remexido pelo homem que dali extraía o salitre para a fabricação da pólvora.
    A caverna destaca-se das demais no município por sua importância regional, além de ser uma das maiores cavernas do estado com aproximadamente 3 km de desenvolvimento.
    Possui grande potencial espeleológico, paleontológico e paisagístico de grande interesse científico e principalmente turístico.
    Está aberta para visitas técnicas com horário agendado.

Parque Guimarães Rosa

Foto por: Fábio Maçal



    O parque foi criado em 1989 às margens do córrego Carrapato, zona urbana, abrangendo uma área de 46,35 há. A criação do Parque Guimarães Rosa vem minimizar a carência de áreas verdes no perímetro urbano do município, assim como proteger integralmente a flora, a fauna e os demais recursos naturais, recreativos e turísticos, assegurando o bem estar da comunidade. O parque é todo cercado mas ainda não oferece infra-estrutura para receber visitantes.

Parque Municipal Milton Prates − Zoológico

Foto por: Fábio Maçal



    Possui uma extensa área verde, ideal para piqueniques, lagoa com pedalinhos, restaurante, playground, quadras de esportes com chuveiro frio, pista de bicicross e patins.
Localiza−se junto ao Parque Municipal o Zoológico Municipal, com vários animais silvestres de espécies variadas. É aberto diariamente.
    Saindo do centro da cidade tem acesso pelas avenidas Cula Mangabeira / Francisco Gaetani e Mestra Fininha.

Endereço: Avenida Major Prates, s/n - Major Prates.

Parque Sapucaia

Foto por: Fábio Maçal



    A 5 km do centro, é uma reserva florestal com 302.000 m² de área verde. Possui locais para praticar aeromodelismo e rampa de lançamento de asa delta e paraglider. Constantemente aberto ao público, o local é apropriado para piqueniques, montanhismo e corridas rústicas. Oferece ainda restaurante, playground e teleférico com uma vista espetacular. Nas épocas chuvosas pode-se observar a formação de uma cachoeira − o parque convida a desfrutar de sua mais ilustre atração: a natureza.

Lapa Cedro



    Localiza-se numa encosta de uma suave colina, possuindo pequena entrada. É uma caverna seca, bastante ornamentada com condutos baixos, em sua maior parte. Os espeleotemas apresentados são cortinas, estalactites, estalagmites, represa travertinos e outros raros como vulcões e triângulos de calcita que ocorrem em poucas cavernas brasileiras.
    Está fechada para visitantes.

Lapa Pequena



    Encontra-se no mesmo maciço de rocha calcária que a Lapa Grande e Lapa Pintada. São dois níveis, sendo o mais alto praticamente inacessível. Em suas paredes encontram-se pinturas rupestres de temática geométrica, zoomórficas e naturalística, com destaque para os sáurios. As cores utilizadas são branco, amarelo, preto (crayonage) e, predominantemente, o vermelho. Estas pinturas encontram-se em péssimo estado de conservação.

Lapa Pintada



    A lapa possui uma forma de anfiteatro, sendo semicircular, possuindo maior continuidade para a parte leste. Os primeiros 10 metros acompanham junta de estratificação, seguindo depois de um patamar suave onde se encontra a maioria dos painéis de arte rupestre.
Durante a década de 1960, pesquisadores locais aí realizaram escavações, tendo sido encontrados vários níveis de fogueira, farto material lítico e nove enterramentos.
As pinturas, apesar de degradadas, ocupam grande parte da parede e apresentam temáticas diversificadas como figuras zoomórficas, geométricas, antropomórficas e astronômicas. Existe também uma gravura em picoteamento.

Parque Guimarães Rosa
Foto: Fábio Maçal
Parque Municipal Milton Prates − Zoológico
Foto: Fábio Maçal
Parque Sapucaia
Foto: Fábio Maçal
Parque Sapucaia
Foto: Fábio Maçal

© 2011 Prefeitura de Montes Claros. Todos os direitos reservados.