Divisão de Turismo > Patrimônio Histórico
COMPARTILHE

Capela do Senhor do Bonfim

Foto por: Fábio Maçal



    A igreja do Morrinhos, como é conhecida, foi construída para pagar uma promessa de Dona Germana Maria de Olinda, com dinheiro que angariou de esmolas e é um dos cartões postais da cidade. Foi inaugurada em 14 de setembro de 1886. De edificação colonial simples e rústica, com decoração interior bastante singela, está localizada na Praça do Morrinhos, um lugar privilegiado, de onde se tem uma magnífica vista panorâmica da cidade. Possui apenas torre com sino e uma cruz de madeira no seu topo, paredes de adobe, portas e janelas de cedro e pilares de aroeira. Seu altar com entalhes em madeira, feito por artistas anônimos, é todo pintado em azul e rosa com detalhes dourados. Seu piso interno é de madeira jatobá. Na parte central se encontra a lápide com os restos mortais de sua benfeitora. No mirante, ergue-se um grande cruzeiro de madeira. Apesar das várias reformas, conserva sua arquitetura original.

Endereço: Praça do Morrinhos − Alto dos Morrinhos.
Fonte: Guia Turístico de Montes Claros.

Capela São Geraldo

Foto por: Fábio Maçal



    Edificação religiosa construída em 1910, localizando-se na porção superior do espaço onde se implanta o casario do povoado de São Geraldo.
    Apresenta pequenas dimensões desenvolvendo-se em corpo único de partido retangular. A cobertura, em duas águas, é feita em telhas francesas, provavelmente em substituição às telhas curvas.
    A fachada principal, de grande singeleza e rusticidade, ordenam-se em porta única central, de verga alteada, vedada por folhas de madeira tipo canga com almofadas; três janelas de coro emolduradas; e enquadramento por cunhais de madeira. Correspondente a cada fachada lateral tem-se porta em folha única de madeira dando acesso ao interior da edificação.
    Em seu interior possui retãbulo em madeira de grande simplicidade. Encontra-se em bom estado de conservação.

Casarão da Fafil

Foto por: Fábio Maçal



    Construído em 1886 para residência e comércio - e mais tarde utilizado como sede escolar − é hoje uma edificação de importante valor arquitetônico e histórico para o município. Sua construção de grandes dimensões está situada em localização onde pode ser vista de diversos pontos do centro histórico da cidade. Possui uma fachada rústica no estilo colonial com grandes portas e janelas e teto de madeira. Nas portas do segundo pavimento há a proteção de balcões com gradios de ferro fundido bem trabalhados. Foi tombado em 28 de setembro de 1999, para instalação do Museu Histórico Regional.

Endereço: Rua Coronel Celestino, 75 − Centro
Fonte: Guia Turístico de Montes Claros.

Catedral Nossa Senhora Aparecida

Foto por: Fábio Maçal



    Sua construção foi iniciada na década de 20 e concluída em 1950. Tem características arquitetônicas no estilo neogótico, trazendo como elementos significativos o verticalismo, a rosácea, os vitrais, as terminações em agulha e o emprego de rendilhados e relevos na ornamentação exterior.
    Sua estrutura externa possui uma torre central e duas menores nas laterais, todas as suas janelas são de vitrais coloridos com detalhes dourados e prateados e nos altares com representações das famílias nobres da época da construção, sendo o teto em abóbada de berço mensurada, sem decoração. Recentemente recebeu algumas restaurações e pintura nova, além de uma reforma que mudou o piso, mas suas características originais se mantêm inalteradas. Foi tombada pelo decreto de 28 de setembro de 1999.

Endereço: Praça Pio XII − Centro.
Fonte: Guia Turístico de Montes Claros.

Conservatório Lorenzo Fernandes

Foto por: Fábio Maçal



    Inaugurado em março de 1961, e atualmente dirigido pela professora Iraceníria Fernandez da Silva, traz no nome uma homenagem ao maestro e compositor brasileiro Oscar Lorenzo Fernândez, a fundadora foi a musicista Marina Lorenzo Fernândez, filha do compositor, ficou empolgada com a musicalidade do montesclarense.
A Escola Estadual de Música Lorenzo Fernandez, uma instituição de grande mérito no cenário artístico mineiro e nacional, que vem ampliando a cultura montesclarense e formando grande número de alunos no setor das artes. Atualmente mantém vários grupos como a Orquestra de Violões, o Grupo de Chorinhos, o PROCELF (de violão popular), o Grupo Instrumental Marina Silva, Capella Montesclarense de Flautas Doces, Grupo Lírico Bezzi, o Grupo Teatral Olho de Gato, Balé Marilene Matos e Balé Tânia Barbosa, Zabelê (dança Folclórica), o Núcleo de Artes Plásticas, o Trem Brasil e o Grupo Folclórico Banzé, conhecido nacional e internacionalmente, em parceria com a UNIMONTES; o Coral Lorenzo Fernandez e Orquestra Sinfônica de Montes Claros.


Endereço: Rua Dr. Veloso, 446 − Centro

Contatos:
(38) 3212-3333 − Secretaria
(38) 3212-1447 − Setor Pessoal
(38) 3221-3206 − Portaria
(38) 3221-4466 − Direção
http://www.lorenzofernandez.com.br/

E.E. Gonçalves Chaves

Foto por: Fábio Maçal



    Foi construído em meados da década de 20 para abrigar o 1° grupo escolar da cidade. Integrando à Praça Dr. João Alves, é constituído de um pavimento único, construção de alvenaria com fachada fazendo um jogo de formas, textura e coloração, protegido por grades de ferro entre pilares quadrados. Pela sua importância histórica, por onde passaram ilustres montesclarenses, sejam como educadores ou alunos. Foi tombado por lei municipal em decreto de 28 de setembro de 1999.

Endereço: Praça Dr. João Alves, 6 − Centro.
Fonte: Guia Turístico de Montes Claros.

Igreja da Matriz

Foto por: Fábio Maçal



    Apesar de ter passado por muitas reformas, a igreja, situada na Praça Dr. Chaves, representa a origem histórica de Montes Claros, quando ainda Arraial de Formigas. Encontra-se no local onde foi construída a antiga capela pelo Alferes José Lopes de Carvalho, em 1769.

Endereço: Praça Dr. Chaves − Centro.
Fonte: Cartilha: Patrimônio Histórico de Montes Claros.

Palácio Episcopal

Foto por: Fábio Maçal



    Edificação da Praça Doutor Chaves que possui grande imponência e importância, considerado pelo IEPHA-MG, junto ao prédio da FAFIL e Solar dos Oliveira, uma das edificações histórica e arquitetonicamente mais notáveis no município. Com aspectos formais ligados ao Neoclássico, foi construído em 1914 para melhor acomodar a Diocese de Montes Claros.

Endereço: Praça Dr. Chaves, 52 − Centro
Fonte: Cartilha: Patrimônio Histórico de Montes Claros.

Santuário do Bom Jesus

Foto por: Fábio Maçal



    No local onde está hoje o Santuário, existia no passado uma capela. Devido ao crescimento da população, o novo templo foi construído para acolher maior número de fiéis. As suas obras foram concluídas em 1940, com o prédio apresentando características estilísticas que remetem ao Neogótico.

Endereço: Praça Bom Jesus
Fonte: Cartilha: Patrimônio Histórico de Montes Claros.

Sobrado da Polícia Militar

Foto por: Fábio Maçal



    Construído pelo governo do Estado, para ser fórum e cadeia, constitui um dos mais importantes marcos arquitetônicos da cidade, tendo sido inaugurado em 1923. No edifício, que apresenta características de ecletismo, funcionou também a 3ª Cia. De Polícia Florestal de Minas Gerais, e o Prédio abriga, hoje, as polícias Civil e Militar de Montes Claros.

Endereço: Rua Camilo Prates, 348 − Centro.
Fontes:
Cartilha: Patrimônio Histórico de Montes Claros.
Guia Turístico de Montes Claros.

Sobrado dos Canela

Foto por: Fábio Maçal



    Situado no Núcleo Histórico de Montes Claros, construído na década de 1930, é uma das residências da Praça Doutor Chaves que manteve as suas características originais, ligadas ao estilo Neocolonial.

Endereço: Praça Dr. Chaves, 06 − Centro.
Fonte: Cartilha: Patrimônio Histórico de Montes Claros.

Sobrado dos Mendes

Foto por: Fábio Maçal



    Compõe também o conjunto urbanístico da Praça Doutor Chaves e, mesmo com algumas modificações, guarda características do período colonial. Além de ter servido a famílias ilustres, em 1892 recebeu a Estação Telegráfica de Montes Claros e, anos depois, a Companhia Telefônica Montes−clarense.

Endereço: Praça Dr. Chaves, 18/22 − Centro
Fonte: Cartilha: Patrimônio Histórico de Montes Claros.

Sobrado dos Versiane

Foto por: Fábio Maçal



Foi construído em 1812 e apresenta importantes elementos de referência do período colonial. Nele morou a família Versiani-Maurício, que participou ativamente da construção de Montes Claros, principalmente através de contribuições culturais.
Augusto Sanint-Hilaire, naturalista francês hospedou-se nele, em 1817.

Endereço: Rua Coronel Celestino, 99 − Centro.
Fonte: Cartilha: Patrimônio Histórico de Montes Claros.

Sobrado N° 93

Foto por: Fábio Maçal



    Pertenceu a Cel. Celestino Soares da Cruz, que ocupou vários cargos importantes na cidade, como o de vereador e presidente da Câmara Municipal. O sobrado, que foi construído em 1885, de grandes dimensões, destaca-se no conjunto histórico de Montes Claros pela sua beleza, guardando características do período colonial.

Endereço: Rua Justino Câmara, 93 − Centro.
Fonte: Cartilha: Patrimônio Histórico de Montes Claros.

Sobrado N° 114

Foto por: Fábio Maçal



    Edificação marcante do Centro Histórico, construída em 1852, apresenta também traços do estilo Colonial. Inicialmente, foi residência e, posteriormente, por muito tempo, serviu como pensão, a Pensão de Dona Geni. Em homenagem a professora Dulce Sarmento, figura importante na educação musical de Montes Claros, onde residiu.

Endereço: Rua Justino Câmara, 114 − Centro.

Sobrado N° 115

Foto por: Fábio Maçal



    Os sobrados compõem o acervo arquitetônico do Núcleo Histórico de Montes Claros, que reflete com fidelidade como era o modo de vida dos habitantes da cidade no período em que o Brasil ainda era colônia. Construído no século XIX para abrigar residências e comércio, seu sistema construtivo bastante simples empregou estrutura de madeira com vedações de adobe e taipa, com portas e janelas de madeira, algumas com balcões de ferro fundido. Os imóveis foram tombados por lei municipal em decreto de 28 de setembro de 1999.

Endereço: Rua Justino Câmara, 115 − Centro.
Fonte: Guia Turístico de Montes Claros.

Solar dos Oliveiras

Foto por: Fábio Maçal



    Este casarão faz parte do conjunto arquitetônico histórico da Praça da Matriz, Localiza-se na esquina da praça com a Rua Doutor Veloso e se destaca no conjunto por estar situado em local privilegiado de visualização. Sua arquitetura imponente em ″L″ é composta de dois pavimentos, sendo que no segundo grandes portas com vista para a praça dão acesso a balcões de ferro fundido adornando este conjunto com grande beleza. No seu pátio externo árvores seculares completam este cenário valorizando ainda mais o ″Solar″.

Endereço: Praça Dr. Chaves, 152 − Centro.
Fonte: Guia Turístico de Montes Claros.

Capela do Senhor do Bonfim
Foto: Fábio Maçal
Capela São Geraldo
Foto: Fábio Maçal
Casarão da Fafil
Foto: Fábio Maçal
Catedral Nossa Senhora Aparecida
Foto: Fábio Maçal
Conservatório Lorenzo Fernandes
Foto: Fábio Maçal
E.E. Gonçalves Chaves
Foto: Fábio Maçal
Igreja da Matriz
Foto: Fábio Maçal
Palácio Episcopal
Foto: Fábio Maçal
Santuário do Bom Jesus
Foto: Fábio Maçal
Sobrado da Polícia Militar
Foto: Fábio Maçal
Sobrado dos Canela
Foto: Fábio Maçal
Sobrado dos Mendes
Foto: Fábio Maçal
Sobrado dos Versiane
Foto: Fábio Maçal
Sobrado N° 93
Foto: Fábio Maçal
Sobrado N° 114
Foto: Fábio Maçal
Sobrado N° 115
Foto: Fábio Maçal
Solar dos Oliveiras
Foto: Fábio Maçal

© 2011 Prefeitura de Montes Claros. Todos os direitos reservados.