,
M
 

27/06/2016 | ASCOM | Texto: Eduardo Brasil | Fotos: Fábio Marçal | Webdesign: Edson Gouveia

Elias Siufi será orador durante entrega da Medalha Toninho Rebello


Precursor da radiodifusão em Montes Claros e no Norte de Minas, o jornalista Elias Siufi será um dos seis homenageados com a “Medalha de Honra ao Mérito em Gestão Antônio Lafetá Rebello”, que será entregue nesta quinta-feira (30), às 20 horas, na Câmara Municipal. Além de receber a reverência, ele também foi escolhido orador da cerimônia e falará em nome dos demais agraciados. Uma missão que, ressalte-se, mais que acertada face à sua competência como homem de comunicação.

Para Elias Siufi, receber a honraria e poder se expressar em um momento de tal envergadura compõem uma quadra singular em sua vida por vários motivos. Um deles, o reconhecimento da importância de seu trabalho pelo desenvolvimento da cidade e região.

Um trabalho pioneiro, longevo, frutífero e que inclui, além da Rádio Sociedade Norte de Minas (ZYD-7) – emissora que foi por um longo tempo a única da região e que ele dirigiu por muitos anos, contribuindo sobremaneira com o segmento esportivo e jornalístico –, iniciativas históricas e audaciosas como a fundação da TV Montes Claros, que transmitia a programação da TV Bandeirantes, com inserções diárias da programação local, ao vivo, até a mudança para a TV Globo.

“Sinto um grande orgulho ao ser lembrado pela Comissão Permanente, enfim, pela sociedade montes-clarense que ela representa ao fazer a escolha dos homenageados. Também me sinto bem ao refletir sobre tudo que fiz e ainda faço por nossa cidade e pelo norte de Minas”, diz ele que atualmente exerce cargo público na administração municipal.

GRANDE AMIGO
Elias Siufi, que também foi provedor da Santa Casa de Montes Claros, onde teve uma atuação considerada das melhores em todo o curso da instituição de caridade, acrescenta ser uma satisfação imensurável receber a outorga, ainda mais tratando-se de uma medalha que leva o nome de um grande amigo seu, que foi o ex-prefeito Toninho Rebello, falecido em 1992, com quem manteve uma amizade duradoura e sincera ao longo de mais de duas décadas. Relação que foi além da amizade. Elias e Toninho também eram sócios na TV Montes Claros, empresa que fundaram ao lado de outros expoentes empreendedores do município como Geraldo Borges (Café Diplomata), José Corrêa Machado (Sion) e João Bosco Martins de Abreu (Matsulfur).

“Eu e Toninho tínhamos uma relação bastante positiva. Comungávamos na intenção de promover Montes Claros e a sua gente. Como homem de imprensa, acompanhei o seu trabalho como gestor municipal e conferi de perto toda a sua obra em benefício da população”.

Elias Siufi aplaude a criação da “Medalha de Honra ao Mérito em Gestão Antônio Lafetá Rebello”, pelo prefeito Ruy Muniz, através da Lei 4.762, aprovada pelo Legislativo Municipal em 2015. “Nada mais justo que prestar homenagens a um grande benfeitor de Montes Claros. Toninho Rebello deve ser e é lembrado todos os dias pelo grande trabalho prestado à sociedade montes-clarense. Hoje, muito do que a nossa cidade conseguiu devemos a ele, cuja passagem pela prefeitura é inesquecível”, acrescenta Elias Siufi, destacando ainda os recursos que o então prefeito reservou para o seu sucessor, oriundos do Programa Cidades de Porte Médio, do governo federal, e que possibilitou ao município um desenvolvimento até então sem precedentes na sua história.

HOMENAGEANDO TONINHO
“Vamos ser homenageados, mas também vamos prestar nossas reverências ao grande cidadão e administrador público que ele foi. Toninho é sempre um bom exemplo a seguir. Penso que todos os homens públicos que assumem a prefeitura, com certeza, são inspirados pelo que ele fez”, encerra Elias Siufi.

Nesta segunda edição da “Medalha de Honra ao Mérito em Gestão Antônio Lafetá Rebello”, além de Elias Siufi, receberão a honraria: Maria Isabel de Magalhães Figueiredo (educadora Baby Figueiredo), Padre Henrique Munaiz (Igreja Católica), José Laércio Rodrigues Ribeiro (Palimontes), Ronan de Freitas Pereira (Vallé Nordeste) e Solange Ernestina Maestracci de Macedo (médica e voluntária da Cruz Vermelha).

 

_________________________________________________________________________________________
     Av. Cula Mangabeira, 211 - Centro - CEP: 39.401-002   |   (38)3229-3000   |  Montes Claros - MG-Brasil
     © Copyright 2013 www.montesclaros.mg.gov.br
 
   Design | ASCOM-PMMC - 2013