Perguntas Frequentes

  1. Qual navegador de internet posso utilizar para acessar a Central de Concursos e o Sistema de Inscrições?

    Resposta: Para melhor vizualização é indicado a utilização do navegador Mozilla Firefox ou Google Chrome.

  2. É importante ler o edital dos concursos?

    Resposta: Sim. O candidato que lê atentamente o edital terá vantagem em relação aos outros inscritos. Afinal, esse documento é a lei que rege o processo seletivo e dita os direitos e os deveres tanto da instituição organizadora quanto dos participantes. Pelo edital, é possível conhecer as formas de inscrição, os tipos de avaliações aplicadas, os critérios de classificação e o prazo para recursos.

  3. Além da internet, como posso receber informações e esclarecer dúvidas sobre processos seletivos?

    Resposta: O candidato deverá observar rigorosamente os editais e os comunicados a serem divulgados. Qualquer informação adicional consulte o Fale Conosco.

  4. Porque todos os documentos disponibilizados no site da Prefeitura estão no formato PDF?

    Resposta: Documentos em formato PDF são mais difíceis de serem alterados. Dessa forma, essa opção resguarda a fidelidade dos documentos divulgados e garante maior segurança ao processo.

  5. Existe algum curso preparatório para o concurso?

    Resposta: A Prefeitura de Montes Claros não indica nenhum curso preparatório.

  6. Onde obtenho informações sobre cursos preparatórios, apostilas ou bibliografia específica para o concurso?

    Resposta: A prefeitura não tem vínculo com cursos preparatórios, textos, apostilas e outras publicações referentes aos Concursos. Fica a critério do candidato pesquisar a bibliografia que contemple o programa expresso no Edital de Abertura de Inscrições.

  7. Como faço para abrir os arquivos disponibilizados no site do Concurso Público da Prefeitura?

    Resposta: Para abrir os arquivos é necessário ter instalado no seu computador o programa Acrobat Reader, obtido gratuitamente na página www.adobe.com.br.

  8. Não estou conseguindo abrir os arquivos do Concurso (Edital e Anexos). O que fazer?

    Resposta: Os arquivos de Concursos disponibilizados pela Prefeitura de Montes Claros encontram-se no formato PDF, sendo necessária a instalação do Adobe Acrobat Reader. Esse formato garante a integridade e segurança do arquivo não permitindo qualquer tipo de alteração nos arquivos originais.

  9. Quais documentos são aceitos como títulos nos concursos em que há a fase de avaliação de títulos?

    Resposta: Em cada concurso, os títulos exigidos são estabelecidos em edital. A interpretação desse edital, no que diz respeito aos títulos e aos documentos exigidos para sua comprovação, é de responsabilidade de cada candidato. Se, no entanto, a dúvida persistir, é recomendável que o candidato apresente os documentos que julgar válidos. Somente a banca de avaliação de títulos poderá, mediante a análise dos documentos, dar um parecer final quanto à validade dos mesmos.

  10. Não sei meu local de prova. Como proceder?

    Resposta: O Cartão de Informação é disponibilizado no site da Prefeitura de Montes Claros, a partir da data especificada no edital.

  11. Como chegar ao local de minha prova? Qual ônibus?

    Resposta: Em Montes Claros, o mais seguro é se informar com a ATCMC.

  12. Encaminhei e-mail e não obtive resposta. Por quê?

    Resposta: Todas as informações sobre concursos a serem realizados pela Prefeitura de Montes Claros deverão ser obtidas pessoalmente na Prefeitura de Montes Claros situada na Av. Cula Mangabeira nº 211, Centro, Montes Claros-MG, ou pela seção Fale Conosco na página do concurso.

  13. Existem alguns dados divergentes em meu cartão de informação. Como proceder?

    Resposta: Falhas como ausência de letras no nome do candidato, de número do documento de identidade e data de nascimento podem ser comunicadas ao fiscal de sala, no dia da prova. Erros no curso/cargo pretendido, cidade de concorrência deverão ser verificados com antecedência. Seguir o determinado em Edital.

Dúvidas no Processo de inscrição
  1. Como devo proceder para me inscrever em um processo seletivo pela internet?

    Resposta: Ao acessar o site da Central de Concursos, clique na aba correspondente ao concurso ou processo seletivo desejado, e ao final da aba selecionada clique no botão que irá redireciona-lo para o sistema de Concursos da Prefeitura de Montes Claros. Ao abrir o Sistema de Concursos é preciso, inicialmente, fazer o cadastro com as informações pessoais, após essa etapa, os candidatos devem efetuar a inscrição no concurso em si, indicando o cargo, e demais informações solicitadas para o concurso ou processo seletivo desejado.

  2. O que acontece se o candidato inscrever-se pela internet mas não efetuar o pagamento da taxa?

    Resposta: As inscrições somente serão acatadas após a comprovação de pagamento da taxa de inscrição no prazo estabelecido em edital. Caso o pagamento não seja efetuado, a inscrição não será homologada, sendo cancelada automaticamente.

  3. Fiz minha inscrição via internet. Como obtenho o comprovante de inscrição?

    Resposta: Primeiramente, o candidato deverá efetuar o pagamento da taxa para que sua inscrição seja homologada. Feito isso, ele deverá acessar novamente o site e imprimir seu comprovante na Área do Candidato, aba Minhas Inscrições. Vale ressaltar que é responsabilidade exclusiva do candidato a obtenção desse documento.

  4. Após a inscrição, o candidato pode alterar endereço, data de nascimento e filiação?

    Resposta: Em se tratando de concurso público, o candidato pode se inscrever novamente, efetuando o pagamento da taxa somente da inscrição cujos dados estejam corretos. Caso as alterações sejam de dados pessoais, esses poderão ser atualizados ao realizar o login no sistema de Concursos. O pedido também pode ser encaminhado à Prefeitura e-mail ou feito pessoalmente em um dos guichês de atendimento no prédio da Prefeitura, em Montes Claros (MG). Cabe ressaltar que o candidato deverá manter seus dados atualizados enquanto estiver participando do certame.

  5. Como obtenho o documento de arrecadação para efetuar o pagamento da taxa de inscrição?

    Resposta: Caso o candidato não tenha conseguido imprimir boleto bancário após finalizar a inscrição, o documento poderá ser obtido na Área do Candidato, aba Minhas Inscrições, no sistema de Inscrições da Prefeitura de Montes Claros. Para isso, é preciso digitar o CPF e a senha de acesso e clicar em “OK”. Na página, clicar em “minhas inscrições” e, em seguida, selecionar a inscrição em questão. Clicar, então, na opção “Detalhes”, e em seguida no botão “Boleto Bancário” e imprimir o documento gerado. Caso ocorram problemas com a emissão do documento de pagamento, esse poderá ser impresso novamente a qualquer momento, durante o período de inscrição.

  6. Não gerei o boleto no momento da inscrição pela internet. Como devo proceder?

    Resposta: O boleto poderá ser impresso até o prazo final para pagamento da inscrição. Acesse o sistema de inscrições e imprima a 2ª via.

  7. Após realizar o cadastro para o concurso, terei que fazer novo cadastro para novos concursos?

    Resposta: Não. Uma vez realizado o cadastro, o candidato estará apto a participar de todos os concursos que a Prefeitura vier a oferecer, não necessitando cadastrar novamente.

  8. Ao entrar com minha senha e login está abrindo a página com meu dados pessoais? Significa que estou realizando novo cadastro?

    Resposta: Não. Após realizado o cadastro, sempre que o candidato entrar novamente com seu CPF e senha, o sistema exibirá primeiramente a página com seus dados pessoais, permitindo que seja possível atualizar algum dado que esteja desatualizado. Se não houver nada a ser alterado, basta clicar no botão Salvar e prosseguir com o processo de inscrição.

Dúvidas sobre Atendimento Especial
  1. Qual o procedimento para obter atendimento especial?

    Resposta: O candidato deverá encaminhar à Prefeitura, obedecendo rigorosamente as datas estabelecidas no edital do concurso em questão, laudo médico original ou cópia autenticada, emitido nos últimos doze meses, atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência. As solicitações são analisadas por uma banca que defere ou indefere os pedidos.

  2. Uma candidata pode amamentar durante a realização das provas?

    Resposta: Sim. A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização das provas, além de solicitar atendimento especial, deverá levar um acompanhante, que ficará em sala reservada para essa finalidade e será responsável pela guarda da criança. A candidata que não levar acompanhante não realizará as provas.

Dúvidas sobre Recursos
  1. Quero entrar com recurso, como devo proceder?

    Resposta: Para recorrer contra os gabaritos oficiais preliminares das provas, o candidato deverá comparecer ao prédio da Prefeitura de Montes Claros, localizada à Av. Cula Mangabeira, 211 – Centro, Montes Claros (MG). O candidato deverá ser claro, consistente e objetivo. Recurso inconsistente ou intempestivo será preliminarmente indeferido. Vale lembrar que não são aceitos recursos contra gabaritos definitivos e editais de resultado final, bem como revisão de recurso.