Portal da Transparência da Prefeitura de Montes Claros é exemplo de respeito com o cidadão

11/01/2018 | ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Daniel Moraes | Fotos: | Webdesigner: Edson Gouveia

Clique aqui

A Prefeitura de Montes Claros, em mais uma mostra de seu compromisso com a lisura e o respeito com a coisa pública, reformulou completamente seu Portal da Transparência. O portal, que pode ser acessado através do site oficial da Prefeitura, estava com suas informações desatualizadas no início do ano passado, quando informações que deveriam ser do conhecimento público, eram omitidas e não disponibilizadas para a população.

Assim, atendendo uma determinação do prefeito Humberto Souto, desde maio de 2017, foi ao ar a nova versão do Portal da Transparência, que disponibiliza dados detalhados referentes a Receitas e Despesas do município, remuneração de todos os servidores municipais (efetivos e contratados) e empenhos da Prefeitura. O Portal é alimentado, automaticamente, por todas as secretarias municipais, e também disponibiliza os documentos das prestações de contas apresentadas na Câmara.

Além do acesso amplo e simplificado a uma enorme quantidade de informações, o Portal também conta com o Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC), que permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, encaminhe pedidos de acesso a dados que não estejam no site, e que são fornecidos em um prazo de até 10 dias. O e-SIC foi disponibilizado pela Controladoria Geral da União, pelo fato do município ter aderido ao programa Brasil Transparente.

O Portal da Transparência é, portanto, uma importante ferramenta, que permite que os cidadãos e os órgãos de controle atuem na fiscalização e acompanhamento da execução orçamentária do município.