Montes Claros perde o Mestre João Faria

10/01/2018 | ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Ascom | Fotos: Fábio Marçal | Webdesigner: Edson Gouveia

Conhecida como a Cidade da Arte e da Cultura, Montes Claros sofreu um grande golpe na manhã desta quarta-feira, 10, justamente em um dos pilares de suas tradições locais: a cidade perdeu hoje o Mestre João Faria, que há 46 anos estava à frente do 2º Terno de Catopés Nossa Senhora do Rosário.

Nascido em 1943, João Batista de Farias desfilava desde os 8 anos de idade, e está intrinsecamente ligado aos centenários festejos de Agosto. Internado desde sábado no Hospital Aroldo Tourinho, o Mestre não resistiu e nos deixou às 7 horas de hoje, devido à insuficiência cardíaca.

Carroceiro de ofício, João Faria cumpriu o papel de incentivar e perpetuar a devoção e as tradições do grupo. Em sua simplicidade foi artista, educador e líder, um pilar em sua comunidade. Como missão, sempre envolveu os jovens em sua caminhada, ensinando o zelo pelas tradições e o amor ao instrumento.

O Mestre João Faria será velado em sua casa, localizada na avenida E, 371 – Camilo Prates. A prefeitura de Montes Claros, por meio do prefeito Humberto Souto, se solidariza com a família enlutada e o Centro Cultural Hermes de Paula, em homenagem ao Mestre João Faria, não abrirá hoje.