CRISE HÍDRICA

Prefeitura inova aproveitando melhor água das chuvas

09/01/2018 | ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Pedro Neto | Fotos: José Gomes | Webdesigner: Edson Gouveia

Dú Narciso Chuva2 Dú Narciso Chuva7 Dú Narciso Chuva9 Secretário Paulo Ribeiro em visita à Escola

A Prefeitura de Montes Claros, preocupada com a crise hídrica, está aproveitando a água das chuvas na tentativa de tornar escolas e repartições públicas auto-sustentáveis durante o período chuvoso e na seca. Neste sentido, o município já colocou em funcionamento projeto piloto na Escola Municipal Du Narciso, no Bairro Village do Lago II.

Foram instaladas calhas e tubos de PVC no telhado, para conduzir a água até uma caixa de 18 mil litros. O líquido é utilizado na irrigação de plantas e em serviços gerais. Futuramente, será possível usar a água das chuvas para descargas em sanitários. A medida evita o uso de água potável e representa economia significativa, além de uma nova atitude a ser cultuada em Montes Claros e Norte de Minas, tendo em vista que a região sofre há anos com a seca e é necessária a adoção de medidas inovadoras para tornar as repartições cada vez mais auto-sustentáveis, no que diz respeito à utilização dos recursos naturais.

As chuvas de dezembro, cerca de 260 milímetros por metro quadrado, em Montes Claros, foram suficientes para encher a caixa e provar que o projeto é altamente positivo. Custou apenas cerca de R$ 600,00 para a escola, com parceria e assessoria da Secretaria de Meio Ambiente. A maioria do material foi encontrada no educandário, porém sem estar sendo aproveitada corretamente.

O instrutor de educação ambiental, José Gomes de Assis, lembra que a ideia surgiu depois de palestra na escola, sobre resíduos sólidos. “Numa visita rápida descobrimos uma caixa e materiais que poderiam resultar na concretização do projeto”, afirmou o servidor público, lembrando que a proposta é atender a todas as escolas municipais de Montes Claros, na cidade e zona rural.

Na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, na Avenida José Corrêa Machado, no Bairro Nova Morada, também está sendo reutilizada a água descartada por aparelhos de ar-condicionados, para descarga em vasos sanitários. O projeto foi viabilizado ano passado e será estendido às repartições públicas, como no prédio da Prefeitura de Montes Claros.