Certificado Internacional de Vacinação já é emitido em Montes Claros

12/04/2018 | ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Ascom | Fotos: Fábio Marçal | Webdesigner: Edson Gouveia

O Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia é um documento que comprova a vacinação contra determinadas doenças, conforme está estabelecido no Regulamento Sanitário Internacional, e é exigido ao entrar em alguns países.

Antes, os montes-clarenses que desejavam viajar a países que exigiam o documento eram obrigados a solicitá-lo no posto da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) localizado em Belo Horizonte, o que se traduzia em um gasto financeiro maior e a necessidade de um deslocamento a mais para aqueles que fossem viajar.

Agora, esta situação mudou, pois a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Montes Claros, desde outubro de 2017, está emitindo o CIVP em sua sede, no bairro Monte Carmelo. Para requerer o documento, que é gratuito, o cidadão deve comprovar sua viagem e apresentar o certificado de vacinação contra febre amarela. Também é necessário que se faça um cadastro prévio através do link www.anvisa.gov.br/viajante.

É interessante salientar que apenas alguns países solicitam o CIVP. A lista com os países que exigem o certificado está disponível no site da ANVISA. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2211-4336.