17/03/2017 | ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Hélder Maurício | Fotos: Fábio Marçal | Webdesigner: Edson Gouveia

Moradores do Renascença participam de Audiência sobre transporte coletivo

Aconteceu ontem, 16, na Escola Américo Souto (CAIC do Renascença), a 5º Audiência Pública que teve como objetivo debater a abertura de processo licitatório para a escolha de empresas que serão responsáveis pelo transporte coletivo da cidade, conforme determinação do prefeito Humberto Souto, de ouvir a população sobre o tema. Estavam presentes no encontro o Presidente da MCtrans José Wilson Ferreira Guimarães, vereadores representantes do bairro e lideranças comunitárias.

Em sua fala, o Vereador Junior Martins parabenizou a iniciativa da administração municipal em ouvir os anseios da população no que diz respeito ao transporte público municipal: “Esse é o momento de levantar questões sobre o tema, de a população apresentar suas reivindicações”.

O parlamentar ressaltou que o bairro representa o maior fluxo de usuários do transporte público municipal. Nesse sentido, ele avalia a necessidade da criação de outras linhas de ônibus que possam atender o bairro e, assim, acabar com o problema de superlotação dos coletivos.

O ponto de vista vai de encontro com o pensamento da população presente no local. Carlos Athayde morador do bairro há 25 anos, ressalta que são poucos ônibus para atender a população local. Ele vê como solução para esse problema um transporte público alternativo: “Tal opção de mobilidade urbana poderia ser feita através vans e micro-ônibus. Se nos grandes centros essa opção é viável, por que não aqui?”, questiona.

Geraldo Roberto de Lima, morador do Alice Maia, afirmou que há deficiência na questão dos itinerários dos coletivos. O morador ressalta que faltam profissionais para fiscalizar os horários de partidas e chegadas dos ônibus em seu destino: “Essa responsabilidade é da administração municipal”.

O presidente da MCtrans afirmou que esses encontros são imprescindíveis para que a administração municipal comece a traçar um transporte público mais eficiente e que atenda as necessidades da população. As Audiências Públicas terão continuidade e percorrerão as seguintes localidades:

Escola João Vale Maurício (Village do Lago) – 21/03/2017 (18h)
Escola Mª de Lourdes Pinheiro (Independência) – 23/03/2017 (18h)
Escola Jason Caetano II (Delfino Magalhães) – 28/03/2017 (18h)
Câmara Municipal – 30/03/2017 (18h)