15/03/2017 | ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto e Fotos: Andreza Lima | Webdesigner: Edson Gouveia

Programa de Aquisição de Alimentos em Montes Claros é tema de projeto que será desenvolvido pela ONU

Aniele Costa Ilka Correia paa paa1

A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pecuária, realizou nesta segunda-feira, 13, uma reunião para apresentar um projeto de pesquisa sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) que será executado pela consultora da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), Ilka Correia. Participaram do encontro, que aconteceu na sala de reunião da Ceanorte, representantes de unidades recebedoras de produtos do PAA no município.

Para melhor compreensão do projeto, foram apresentadas as quatro etapas do programa: o termo de adesão; plano operacional; pactuação do recurso; e, por último, a execução do programa. Também foi apresentada a parte logística do PAA, que é de responsabilidade da Prefeitura.

Segundo a consultora da FAO, Ilka Correia, a pesquisa será realizada em todos os estados do Brasil e a escolha por Montes Claros se justifica pelo município executar o PAA e pela grande quantidade de unidades recebedoras envolvidas nesta política pública. "Algumas das finalidades do programa são promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. Esse objetivo está sendo cumprido no município e, consequentemente, contribuindo para a segurança alimentar dos beneficiários consumidores", afirma.

As unidades recebedoras são instituições da rede socioassistencial, como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), instituições filantrópicas, públicas ou particulares. De acordo com a nutricionista e responsável técnica do PAA, Jeane Elba dos Santos, a última proposta do governo federal, referente ao programa em 2016, soma mais R$ 1 milhão em recursos, que serão destinados para a compra de produtos da agricultura familiar.

"Essa reunião foi uma oportunidade de, junto à FAO, apresentar e aparar todas as arestas do programa, discutindo com todas as instituições que são contempladas. Foi um momento inédito que vai agregar conhecimento técnico à proposta do PAA deste ano", disse.