08/03/2017 | ASCOM | Direção: Mateus Maia | Texto: Pedro Neto | Fotos: Fábio Marçal | Webdesigner: Edson Gouveia

CONDECON

Reunião tem efeitos positivos e próximo encontro será no Procon

Por sugestão do promotor de justiça, Felipe Caires, a próxima reunião do Conselho Municipal de Defesa do Consumidor (Condecon) será na sede do Procon, na rua Doutor Veloso, 876, esquina com a Rua Tiradentes, no Centro de Montes Claros. A escolha foi estratégica para que os conselheiros conheçam como está, atualmente, a estrutura do Procon, tanto no setor de recursos humanos quanto de equipamentos e outras condições de trabalho para a defesa dos interesses da comunidade.

Na oportunidade, será apresentada a prestação de contas do Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (FMPDC). Na mesma ocasião serão analisadas as atividades do mês de fevereiro e abril, e haverá novas discussões sobre os interesses da população de Montes Claros, no que diz respeito aos consumidores. O encontro está agendado para sexta-feira, dia 28 de abril, a partir das 9h30.

Na manhã desta quarta-feira (08), houve a primeira reunião do (Condecon), na sede do Ministério Público, na avenida Cula Mangabeira, 345. O objetivo foi discutir situações concretas relativas ao direito do consumidor e deliberar plano de ações para eficaz atendimento e encontrar soluções para as demandas da maioria da população de Montes Claros.

O diretor-executivo do Programa de Defesa do Consumidor de Montes Claros e presidente do Conselho, advogado Alexandre Braga, frisa que o encontro foi positivo, tendo em vista que foi uma oportunidade de troca de ideias e sugestões para o bom andamento dos trabalhos. Foi o primeiro encontro de conselheiros nesta gestão. O órgão tem função primordial, visando sempre atender aos anseios dos consumidores montes-clarenses e norte-mineiros, tendo em vista que a cidade é referência e polo regional, atraindo grande número de pessoas, diariamente, pela diversidade e amplitude comercial, em todos os setores.

O Conselho é composto por representantes de órgãos e sociedade civil, como Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial e Industrial (ACI) e Câmara Municipal. A Prefeitura é representada pelo Procon e por integrantes das secretarias municipais de Agricultura, Educação, Esportes e Lazer, Finanças, dentre outras.

AÇÕES EFETIVAS – Durante a reunião, o secretário de Finanças, Coriolando Soledade Ribeiro destacou a importância do Conselho como forma de defender os interesses da população. Auditor aposentado da Receita Estadual e ex-presidente da Câmara Municipal, o secretário lembra que o Procon é um órgão que deve ter ações práticas e enérgicas para atender aos anseios da comunidade. “Não existe meio termo. O Procon deve defender a população e nós, conselheiros, devemos apoiar as atividades que representam a coletividade, evitando que consumidores sejam lesados ou que tenham seus direitos atingidos”, finalizou.