M
 

11/05/2016 | ASCOM | Texto: Marcelo Valmor | Fotos: Fábio Marçal | Webdesign: Edson Gouveia

Eletrocardiograma digital

Trabalho desenvolvido pela Secretaria de Saúde é destaque em revista internacional

A Secretaria de Saúde de Montes Claros, através da Estratégia de Saúde da Família (ESF), e em parceria com acadêmicos dos cursos de Enfermagem e de Engenharia Biomédica, desenvolveu um projeto itinerante para levar o exame de eletrocardiograma (ECG) para diversas regiões da cidade, com a utilização da Rede de Teleassistência de Minas Gerais (RTMG). O ECG é um exame de saúde na área de cardiologia no qual é feito o registro da variação dos potenciais elétricos gerados pela atividade elétrica do coração. O exame é habitualmente efetuado por técnicos e interpretado por médicos.

Kleber Teixeira de Souza, técnico em manutenção de equipamentos da Secretaria Municipal de Saúde, explica que a Prefeitura fornece o aparelho de ECG, o transporte, o espaço para a realização do exame e também indica onde a demanda reprimida pelo exame é maior, enquanto que os integrantes do GEDA (Grupo de Engenharia Biomédica Aplicada) realizam os exames. “Já atendemos a um paciente que estava esperando há um ano e dois meses pela realização do exame”, disse, destacando que o importante do trabalho é que ele leva o ECG para o bairro do paciente, que não precisa se locomover vários quilômetros para ser atendido.

O projeto se transformou em artigo que foi publicado na revista Latin American Journal of Telehealth. O material teve como autores Kleber Teixeira de Souza, Nayra de Oliveira Duarte e Tatiane Marques Dantas Silva. “Este trabalho avaliou as ações itinerantes de exames de eletrocardiograma digital por telemedicina. Apoiados pela Secretaria Municipal de Saúde, os profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) e acadêmicos dos cursos de enfermagem e engenharia biomédica disponibilizaram exames de eletrocardiograma digital para a população em suas unidades, em parceria com a Rede de Teleassistência de Minas Gerais (RTMG). Os exames foram avaliados e realizados em comunidades urbanas e rurais cuja população foi composta por pacientes que aguardavam a realização do exame de eletrocardiograma (ECG) com laudo”, destaca o resumo do artigo publicado.

O exame de eletrocardiograma, que demorava a ser feito por falta de condições de deslocamento de alguns pacientes até as Estratégias de Saúde da Família, agora é feito no local onde eles estão. Além disso, através da proximidade com a RTMG, o resultado, que demorava dias, agora é liberado em questão de horas.

 

Latin American Journal of Telehealth

A cada volume lançado, o periódico científico Latin American Journal of Telehealth vem se consolidando como uma importante ferramenta de disseminação de experiências importantes em telessaúde de todo o mundo. Nos últimos volumes a América Latina vem recebendo um destaque especial com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de iniciativas e projetos nesta região.

 

 

 

_________________________________________________________________________________________
     Av. Cula Mangabeira, 211 - Centro - CEP: 39.401-002   |   (38)3229-3000   |  Montes Claros - MG-Brasil
     © Copyright 2013 www.montesclaros.mg.gov.br
 
   Design | ASCOM-PMMC - 2013